Terça Cultural

383960_157308681059890_1409577390_n

O projeto Terça Cultural foi uma iniciativa do DCE da FURB para incentivar e promover ainda mais as ações culturais e educacionais que envolvem o meio Universitário. Entendemos que a Universidade é um dos principais polos de desenvolvimento para o jovem e esse desenvolvimento abrange as mais diversas experiências possíveis dentro da instituição.

No intuito de otimizar essa experiência e colocar os acadêmicos de frente com as oportunidades que esse ambiente proporciona, procuramos oferecer atividades e interações diversificadas aproveitando os espaços da FURB assim como as atrações culturais que a própria cidade tem a oferecer.

Geladeiroteca – Não Deixe a Cultura na Geladeira

No dia 1º de abril a extensão cultural do DCE da FURB, o Terça Cultural, pôs em prática o projeto “Não deixe a cultura na geladeira”.

O projeto consiste na interação e instigação para a leitura dos acadêmicos, servidores ou qualquer transeunte através de uma das três “geladeirotecas” (uma em cada campus: I, II e III, cada uma pintada por um artista diferente: Fernando Pauler, Clóvis Truppel (Risco) e Telomar Florêncio).

Tal projeto teve o início de sua execução já em outubro de 2012, pois foi necessária a busca das geladeiras inutilizáveis para doação, sua limpeza, lixamento etc…

geladeiroteca_clovis_blumenews

Ao passo que também fora necessário demasiado empenho no que concerne a procura dos livros para colocar dentro das geladeiras, com intuito de inaugurar o projeto já com material, destacam-se, por oportuno, as doações da EdiFurb, Fundação Catarinense de Cultura, Editora Hemisfério Sul e de livros de acadêmicos.

 Enfim, hoje ele já está em prática!

Qualquer pessoa pode retirar um (ou mais) livros da geladeira e levar para sua casa, assim como o próprio DCE-FURB convida os interessados em doações e compartilhamentos de livros para que passem no Diretório e deixem seus livros.

Os livros também podem ser repassados a algum amigo antes que os devolvam a geladeira. A única regra é: Não podem ficar parados!

Louvável ideia, um resgate a leitura, mantendo a comunidade culta através do compartilhamento de conhecimento e valores. E você? Vai deixar sua leitura na geladeira?

Texto: Herley Rycerz – Presidente DCE da FURB 2012

Terça Cultural Visita

No dia 20/08, aconteceu o primeiro Terça Cultural Visita. O Terça Cultural é a divisão de cultura do Diretório Central dos Estudantes da FURB, que trabalha com artes, música e literatura dentro da Universidade.

Dessa vez, o Diretório decidiu dar mais um passo, estendendo o projeto à rede pública de ensino fundamental.  Em visita à escola Max Tavares D’Amaral, o projeto permitiu a aproximação dos alunos à cultura e leitura de qualidade.

As apresentações contaram com a participação da contadora de histórias Shirley Dickmann, da Fundação Cultural de Blumenau, dos músicos Matias Gato e Teka Simon e dos artistas circenses Leandro Gugeler Grahl e Elio Denis Garcia.  Além dos artistas, foi realizada uma sessão em que os alunos assistiram episódios do documentário Brasileirando, também de realização da Teka. Ao fim, a escola foi presenteada com uma Geladeiroteca, recheada de livros para as crianças e adolescentes que lá estudam. O projeto das geladeiras biblioteca já existe dentro da FURB. O grande diferencial é que, no caso da escola, quem pintou a Geladeiroteca foram os próprios alunos, auxiliados por uma professora de artes, que realizaram um belíssimo trabalho.

terça-cultural-dce-da-furb

A ideia do projeto é descentralizar o acesso à cultura, dando oportunidade para as comunidades carentes de conhecer o mundo da música e das artes. Outro objetivo é incentivar a leitura e a difusão do conhecimento entre as crianças, bem como promover a responsabilidade social, pois os livros disponibilizados dentro da Geladeiroteca pertencem a todos os alunos. É responsabilidade deles ler e devolver para que outro colega possa lê-lo também.

O DCE-FURB ressalta que está em busca de doações de livros, tanto de temáticas infanto-juvenis, quanto adultos, para serem disponibilizados na FURB e nas visitas às escolas, que continuarão a ser realizadas todos os meses até o final do ano.

As doações podem ser entregues nos atendimentos dos campi 1, 2 e 3 do DCE da FURB.

Edições do Terça Cultural

Veja aqui as outras edições do projeto Terça Cultural que são realizados desde 2012.

 

facebook_icone 

Curta o Terça Cultural no Facebook 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s