Parabéns FURB pelos 50 anos!

Hoje a nossa universidade completa 50 anos de muitas histórias.

Gostaríamos de parabenizar a todos que fazem parte deste universo que é a FURB. Cada uma das pessoas que pisam aqui diariamente ajudam a construir e melhorar não só a universidade, mas toda a comunidade blumenauense!

Então neste clima de festividades, vale lembrar que no último domingo, 27/04, aconteceu uma cerimônia em comemoração à essa data tão especial, onde se fizeram presentes fundadores, ex-reitores, ex-prefeitos, atuais gestores, colaboradores e a comunidade em geral.

O presidente do DCE FURB, Lázaro Lelis, fez um emocionante discurso representando os estudantes da nossa instituição, que você pode conferir a seguir: 

“Primeiramente, gostaria de dizer que é uma grande honra poder participar desta solenidade em comemoração aos 50 anos da FURB ocupando a posição de representante dos acadêmicos da nossa Universidade. 

Apesar da não ser natural de Blumenau, sinto um carinho muito especial pela FURB. E posso dizer que nestes 6 anos que estou vivendo aqui, pude ter contato com muitos alunos e ex-alunos, e percebi que este carinho é compartilhado por todos que já tiveram algum contato com a Universidade, sejam eles de Blumenau, das cidades da região, ou até de lugares mais distantes, como é o meu caso.

Quando entramos na faculdade, parece que essa relação não vai ser tão amorosa assim. Tudo é diferente, as pessoas, as ideias, os espaços, as relações com professores, as responsabilidades, e a tendência natural é que isso nos cause algum tipo de estranheza mesmo. 

Mas, conforme o tempo vai passando e vamos nos acostumando com este novo ritmo, as coisas vão mudando. Começamos a ter mais contato com a Universidade, e a perceber o tamanho da sua importância para a região. E mesmo aqueles que não tem uma participação tão ativa dentro da Universidade, não demoram muito para perceber esta importância. Afinal, Blumenau sempre apresenta riscos de enchente, não é mesmo? E então todos passam a acompanhar as medições de água realizadas pelo CEOPS, mantido pela FURB. E tem mais, recentemente conquistamos o Hospital Universitário e estamos próximos de conquistar também o Hospital Veterinário, ambientes fundamentais para a construção do conhecimentos dos estudantes da área da saúde, e que servem como mais uma alternativa de atendimento à comunidade. Temos ainda prestação gratuita de serviços jurídicos para a população carente através do NPJ, além de inúmeros projetos de pesquisa e extensão, que colocam a FURB em contato direto com a comunidade blumenauense todos os dias.

A lista parece não acabar, temos advogados, engenheiros, professores, historiadores, pesquisadores médicos, psicólogos, enfim, a grande maioria dos profissionais da nossa cidade são formados pela FURB, são os seus alunos que tocam essa cidade. E, como pudemos ver em pesquisas divulgadas no ano passado, Blumenau é uma das 50 melhores cidades para se viver no Brasil, certamente um reflexo da presença da FURB, e da qualidade dos trabalhos por ela realizados.

Tudo isso sob o prisma social. Mas a FURB também nos propicia convivência com os mais variados grupos de pessoas, cada um com suas características próprias, o que nos ensina a respeitar, pois através da FURB aprendemos que a sociedade é um corpo complexo, formado por uma pluralidade infinita de ideias, comportamentos, costumes e culturas, e que cada uma merece o seu espaço, cada um é responsável por parte do nosso engrandecimento como partes de um todo.

Não bastasse tudo que já foi elencado, ainda somos agraciados com os ilustres ensinamentos de nossos eméritos colegas professores, que dia após dia estão lá por nós, transmitindo conhecimento técnico e científico, e ajudando a nos preparar para o mercado de trabalho ao qual começaremos a fazer parte.

Acredito que seja por isso que qualquer aluno ou ex-aluno da FURB que quiséssemos abordar, com certeza teria grandes histórias relacionadas a nossa Universidade, seja em virtude de amizades formadas no ambiente universitário, seja pelas festas, vivências, novas experiências, brigas com professores, movimento estudantil, etc. A FURB toca cada um de nós de um jeito único e especial e é impossível expressar através de um simples discurso tudo o que essa Universidade significa para nós.

Esperamos poder comemorar ainda muitos aniversários da nossa querida Universidade, que ela seja eterna, da mesma forma que é o nosso carinho por ela.”

 

 

 

Diretório Central dos Estudantes – DCE da Furb

Image
 
Image

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s