Alunos da FURB obtêm nota de excelência no Enade

Os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e de Secretariado Executivo Bilingue obtiveram nota 5, a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2012.  Obtiveram a nota 4 os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Ciências Econômicas,  Direito e Psicologia. Os alunos dos cursos de Administração, Tecnologia em Marketing, Design – Projeto de Produto, Moda e Turismo e Lazer, obtiveram nota 3, também considerado um desempenho superior.
O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.
Segundo Heidi Zimmermann, da Divisão de Políticas Educacionais da FURB, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004 e, é aplicado periodicamente aos estudantes concluintes dos cursos. A periodicidade de aplicação do ENADE aos estudantes de cada curso de graduação é trienal e as áreas avaliadas são definidas anualmente por meio de Portaria Normativa do MEC.
Números nacionais
O percentual de cursos com resultado satisfatório no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 subiu 19,8% em relação a 2009, passando de 48,5% para 68,3% dos cursos. Os dados gerais da avaliação foram apresentados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, (7/10), em Brasília.

O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.

Entre os cursos em instituições públicas de ensino superior, 80,5% obtiveram uma nota satisfatória, 17% atingiram nota máxima, 5; 29,8%, nota 4, e 33,7% nota 3. Em 2009, o percentual de cursos com notas satisfatórias era de 61,6%.

De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, o Enade revelou uma melhora significativa no sistema de educação superior. “O que temos que comemorar é a evolução do sistema em direção à qualidade. Este método de avaliação, acompanhamento e fiscalização estão permitindo avançar nessa direção”, disse.

Mercadante também destacou o aumento na participação dos estudantes. Em 2012 o número de cursos sem conceito, ou seja, que não têm avaliação, foi de 1,8%; em 2009, era 26,6%.

Este ano, o Enade acontece em 24 de novembro para cursos da área da Saúde, Serviço Social e Ciências agrárias. Segundo o MEC, entre as modificações de 2013, está a exigência do aluno permanecer pelo menos uma hora no dia do exame, e a subistituição da prova de entrada no Enade pela nora dso Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s