Estudantes de Arquitetura têm aulas de conversação com estudante do Marrocos e Irã

Intercambistas voluntários procuram Blumenau para promover o desenvolvimento local através de iniciativas acadêmicas no intuito de provocar ainda mais o impacto positivo na cidade. Uma parceria da AIESEC Blumenau, DCE da FURB e o CENARQ (Centro Acadêmico de Arquitetura) traz dois estudantes estrangeiros para aulas de conversação em inglês na FURB. É a terceira edição do projeto que já contou com dois italianos, uma estudante alemã e outra da Rússia.

O Projeto TALK

Dentro das universidades hoje, uma das maiores oportunidades identificadas é o interesse que os jovens têm pelo aprendizado e prática de novas línguas e também a discussão de assuntos nacionais e internacionais polêmicos, que trazem à tona importantes fatores políticos, econômicos, sociais e culturais. Esse interesse vai muito além de uma frente específica de cursos, mas abrange todos eles de forma geral, tendo como variante apenas a preferência de assuntos a serem discutidos.

dce-furb-talk-aiesec

Além da conversação e prática de uma língua estrangeira, o Projeto TALK proporciona aos estudantes o contato com um ambiente global e multicultural, abrindo horizontes e proporcionando outra visão de mundo. A partir do impacto causado pelos jovens que vem do mundo inteiro para Blumenau, os acadêmicos têm a oportunidade de conviver com uma outra cultura, se desafiam a sair de sua zona de conforto e são incentivados a buscar novas experiências que agreguem valores à sua vida profissional e acadêmica.

Na foto ao lado, Svenja Muller, estudante da Alemanha que participa do projeto TALK com parceria entre o DACLOBE e a AIESEC Blumenau. Svenja trabalha assuntos como ciências políticas e sociais entre os acadêmicos do curso de Direito em inglês, todos os dias, no Campus I da FURB.

No início do ano, o DCE da FURB trouxe três intercambistas dce-furb-aiesecpara a Universidade no intuito de gerar essa conversação e provocar o desenvolvimento de um segundo idioma para alunos em geral da FURB.  O resultado gerou mais de 100 inscritos uma troca de cultura que trouxe uma nova perspectiva de trabalho social para os estudantes da Universidade.

Davide e Marco da Itália; Elvina da Rússia, foram os intercambistas escolhidos para iniciar o projeto na Universidade (foto ao lado).

A ideia foi de proporcionar o aprendizado de novas línguas para universitários e fazer isso por um baixo custo, além de ser entregue por jovens oriundos dos mais diversos países e com os mais diversos backgrounds, na qual aprendizado da língua é feito de forma prática, com conversações sobre assuntos globais e temas que são de interesse dos universitários, aliado ainda à literatura estrangeira (livros, jornais, revistas) é uma ótima oportunidade a ser capitalizada e ainda de trazer conscientização e agregar valor ao ambiente acadêmico.

Irã e Marrocos – Arquitetura e Urbanismo 

dce-aiesecO projeto TALK, com parceria do DCE e o CENARQ já teve início e a primeira etapa já está praticamente no fim. O aluno de Engenharia Elétrica, Arsam Aryandoust já está na sua reta final e agora só está na espera da chegada de Hicham Ouartassi (foto), do Marrocos. Hicham é estudante de Arquitetura e chegará nessa próxima semana em Blumenau.

O Projeto Talk, que faz parte do portfólio Cidadão Global Universitário, visa a aproveitar essa oportunidade dentro das universidades e prover o enriquecimento cultural dos jovens, proporcionando discussões em inglês e/ou espanhol sobre assuntos globais relevantes.

A AIESEC

A AIESEC, maior organização não governamental gerida por jovens no mundo, tem como principal objetivo o desenvolvimento do potencial de liderança em jovens universitários com idade entre 18 e 30 anos.

Através de programas internos para o desenvolvimento de talentos e de lideranças e, através de intercâmbios sociais e profissionais, a AIESEC estimula os jovens de todo o mundo a saírem de suas zonas de conforto e assumirem seus papéis transformadores nas comunidades onde que vivem.

Receba um intercambista voluntário da AIESEC Blumenau e ajude a promover o impacto que a sociedade precisa! Entre em contato com a AIESEC Blumenau e saiba como receber um intercambista totalmente de graça e ainda fortalecer a importância do voluntariado para a construção de um mundo melhor!

Mande e-mail para: rodrigo.pacheco@aiesec.net

552734_549644421773784_999117088_n

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s