Chuva frustra piores expectativas #chuvasblumenau

A chuva que ocorreu na madrugada deste domingo em Blumenau não correspondeu às piores expectativas dos meteorologistas.

Os 40mm de precipitação pluviométrica não se confirmaram e o nível do rio Itajaí Açu alcançou 6m53cm às 7h, mesmo horário de mais uma reunião do GRAC (Grupo de Ação Coordenada).

1229837_613770118675192_518907148_nNela, o prefeito Napoleão Bernardes informou que choveu 26mm na madrugada e isto manteve a situação sob controle. Em caso de chuva mais forte, o rio pode chegar aos 8m por volta do meio-dia.

O prefeito Napoleão Bernardes, que dormiu em seu gabinete na madrugada na noite de sábado para domingo, acompanhando o esforço dos funcionários e voluntários da Defesa Civil, que também permaneceram em alerta, disse que a massa de ar que previa chuvas mais intensas para o Médio vale do Itajaí se deslocou mais para o litoral e região norte do estado.

 Com isso, o volume de chuva foi menor do que o previsto em Blumenau. A tendência, agora, é de estabilização do rio a partir do meio-dia, quando a chuva deve parar.

Até agora choveu em Blumenau 71mm dos quase 200mm inicialmente previstos para as últimas 72 horas. “Graças a Deus não tivemos problemas graves”, conclui Napoleão, ao agradecer o esquema de prontidão de todas as corporações envolvidas.

Deslizamentos

Até agora 57 ocorrências foram registradas em Blumenau, porém sem gravidade.

Na madrugada, um deslizamento atingiu uma casa desabitada no bairro Progresso. Outra ocorrência está sendo atendida nesta manhã, no bairro da Velha, também sem maior gravidade.

Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, toda a atenção, neste momento, está voltada aos deslizamentos.

Com o solo encharcado, pancadas de chuva podem facilitar o escorregamento de morros.

Ele pede atenção das pessoas que moram em área de risco para os possíveis sinais que acontecem nesses casos, como estalos de madeira ou rachaduras na casa, inclinação de postes ou árvores, ou mesmo água barrenta correndo do morro.

Uma nova reunião do GRAC acontece hoje, às 19h, quando devem ser definidas as estratégias para amanhã, visto que a segunda-feira será o primeiro dia útil nesta ocorrência de chuvas mais fortes, momento em que a cidade tende a voltar à sua vida normal.

 

Texto: Fabrício Wolff

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s