Câmara realiza reunião pública sobre mobilidade urbana

A mobilidade urbana volta à pauta da Câmara de Vereadores de Blumenau em setembro. Na segunda-feira (23), a partir das 19h, ocorre a reunião pública para discussão do tema, bem como da necessária implantação de ciclovias na cidade. O debate, pedido pelo presidente da Casa, Vanderlei de Oliveira (PT), é em alusão à Semana Nacional de Trânsito.

lane2

Vanderlei atende solicitação do presidente da Associação Blumenauense pró-Ciclovias, Thiago Duwe, feita em ofício enviado para a Câmara esta semana. Nele, Duwe pediu que o encontro fosse realizado na última semana do mês em referência à Semana de Trânsito. A reunião pública vai discutir também a criação de uma frente parlamentar pró-ciclovia no âmbito municipal.

Em março, Vanderlei e o presidente da ABC Ciclovias, se reuniram no gabinete da Presidência da Câmara para discutir políticas de mobilidade urbana. Na oportunidade, defenderam a implantação de uma política de estado para as ciclovias em Blumenau. “A ciclovia é uma das ações, mas a mobilidade urbana exige uma política de estado que dialogue com as entidades e instituições envolvidas”, defendeu destacando a urgência em colocar o tema na pauta dos poderes e do público.

Duwe lembrou que a bicicleta é uma alternativa barata, eficiente e saudável de locomoção, além de ser uma opção para o transporte urbano, principalmente se integrado ao sistema de transporte coletivo da cidade. “O custo de implantação de uma ciclovia e a faixa de domínio necessária é menor que de uma via normal e com a mesma capacidade de escoamento”, garantiu.

Em maio, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a captar R$ 61.788.000,00 para obras de mobilidade urbana em Blumenau. Os recursos provenientes desta operação de crédito com a Caixa Econômica Federal serão consignados como receita no orçamento ou em crédito adicionais, incluídos nos orçamentos anuais ou plurianuais do município. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 3.252.000,00.

Ciclovia em Blumenau

A ABC Ciclovias defende um sistema cicloviário em toda a cidade. A circulação de ciclistas ocorreria em faixas reservadas para uso do pedestre, denominada de ciclofaixa, e em pistas exclusivas para uso da bicicleta, denominada de ciclovias. Também prevê a implantação de bicicletários em diversos pontos da cidade. O projeto ainda pretende ligar o sistema com as cidades vizinhas de Pomerode, Indaial e Gaspar.

Segundo dados da Prefeitura, de 2007, Blumenau tem 43 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s