Terça Cultural Visita Max Tavares D’Amaral

Nesta terça-feira (20/08), aconteceu o primeiro Terça Cultural Visita. O Terça Cultural é a divisão de cultura do Diretório Central dos Estudantes da FURB, que trabalha com artes, música e literatura dentro da Universidade.

Dessa vez, o Diretório decidiu dar mais um passo, estendendo o projeto à rede pública de ensino fundamental.  Em visita à escola Max Tavares D’Amaral, o projeto permitiu a aproximação dos alunos à cultura e leitura de qualidade.

 

Terça Cultural Visita

As apresentações contaram com a participação da contadora de histórias Shirley Dickmann, da Fundação Cultural de Blumenau, dos músicos Matias Gato e Teka Simon e dos artistas circenses Leandro Gugeler Grahl e Elio Denis Garcia.  Além dos artistas, foi realizada uma sessão em que os alunos assistiram episódios do documentário Brasileirando, também de realização da Teka. Ao fim, a escola foi presenteada com uma Geladeiroteca, recheada de livros para as crianças e adolescentes que lá estudam. O projeto das geladeiras biblioteca já existe dentro da FURB. O grande diferencial é que, no caso da escola, quem pintou a Geladeiroteca foram os próprios alunos, auxiliados por uma professora de artes, que realizaram um belíssimo trabalho.

A ideia do projeto é descentralizar o acesso à cultura, dando oportunidade para as comunidades carentes de conhecer o mundo da música e das artes. Outro objetivo é incentivar a leitura e a difusão do conhecimento entre as crianças, bem como promover a responsabilidade social, pois os livros disponibilizados dentro da Geladeiroteca pertencem a todos os alunos. É responsabilidade deles ler e devolver para que outro colega possa lê-lo também.

O DCE-FURB ressalta que está em busca de doações de livros, tanto de temáticas infanto-juvenis, quanto adultos, para serem disponibilizados na FURB e nas visitas às escolas, que continuarão a ser realizadas todos os meses até o final do ano. As doações podem ser entregues nos atendimentos dos campi 1, 2 e 3 do DCE da FURB.

Texto: Alan Filagrana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s